Home AAN 2021 - Notícias Impacto da aprendizagem remota em crianças com cefaleias primárias

Impacto da aprendizagem remota em crianças com cefaleias primárias

- Publicidade -

Trabalho “Impact of Remote Learning in Children with Primary Headache Syndromes” traz importante reflexão sobre como a aprendizagem remota pode afetar a gravidade da dor ou frequência de apresentação nesses pacientes 

Por Isabela Padula de Vasconcelos Costa, aluna de graduação em medicina UniNove – Iniciação científica – com supervisão de Dr. Renato Anghinah (CRM 67144)  

Apresentado por Andriotis T durante o AAN Annual Meeting 2021, o estudo se baseou em dados coletados de crianças que apresentavam cefaleias primárias e que se consultaram durante o período de aprendizagem remota, entre 1º de abril de 2020 até 30 de junho de 2020.  

O ensaio contou com 48 pacientes divididos em dois grupos, sendo um de aprendizagem pré-remota e outro de aprendizagem pós-remota. Os dados demográficos não eram muito destoantes, visto que a amostra foi composta por crianças de seis a 19 anos, em que 54,6% eram do sexo feminino, e a idade média era de 14 anos. 

Observou-se uma melhora significativa das dores e da frequência de acometimento de cefaleias primárias nas crianças do grupo pós-remota. 

A partir dos dados coletados, foi possível observar uma melhora estatisticamente significativa das dores de cabeça dos pacientes durante a era do aprendizado remoto, o que provavelmente é atribuído a mudanças no estilo de vida devido à pandemia. Tal fato revela a importância da intervenção comportamental para o manejo das dores de cabeça. 

É importante ressaltar que o estudo foi realizado na fase inicial da pandemia e a continuidade do seguimento dessas crianças deverá ser realizada a fim de corroborar esses dados, ou eventualmente, mostrar novos resultados relacionados ao prolongamento do aprendizado pós-remoto. 

Referência: 

Andriotis T. Impact of Remote Learning in Children with Primary Headache Syndromes. Poster Session, Abstract 073,AAN2021 

 

 

Aviso Legal: Todo conteúdo deste portal foi desenvolvido e será constantemente atualizado pela Oncologia Brasil, de forma independente e autônoma, sem qualquer interferência das empresas patrocinadoras e sem que haja qualquer obrigação de seus profissionais em relação a recomendação ou prescrição de produtos de uma das empresas. As informações disponibilizadas neste portal não substituem o relacionamento do(a) internauta com o(a) médico(a). Consulte sempre seu médico(a). 

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Lidas

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.