Estratégias educacionais para melhorar o tratamento do diabetes tipo 2 – estudo COORDINATE DIABETES
Escrito por: Remo H. M. Furtado em 7 de julho de 2023
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Referência
A estratégia educacional multifacetada levou a um aumento absoluto de 23,4% na proporção de pacientes em uso das três medicações em relação ao cuidado usual (37,9% versus 14,5%, respectivamente; odds ratio [OR] 4,46; intervalo de confiança [IC] 95% 2,55 – 7,80; P < 0,001). A estratégia resultou em aumento de cada uma das classes individualmente: estatinas (70,7% vs. 56,8%; OR 1,78; IC 95% 1,07 – 2,96), IECA ou BRA (81,4% vs. 68,4%; OR 1,91; IC 95% 1,23 – 1,95) e iSGLT2 ou aGLP-1 (60,4% vs. 35,5%; OR 3,11; IC 95% 2,10 – 4,59). As proporções de pacientes com eventos CV em 12 meses foram de 5,0% no grupo intervenção versus 6,8% no grupo controle (hazard ratio [HR] 0,79; IC 95% 0,46 – 1,33), e de morte foram de 1,3% versus 2,7%, respectivamente (HR 0,62; IC 95% 0,24 – 1,60).
Remo H. M. Furtado
Diretor de Pesquisa do BCRI, Coordenador da Pós-graduação em Pesquisa Clínica da Galen Academy e Professor Colaborador da Faculdade de Medicina da USP