No terceiro dia do Congresso Obesity Week, Dra. Hannah Cabre levantou uma pauta importante sobre as variações de gasto energético e composição corporal ao longo da vida, entre homens e mulheres, trazendo a discussão sobre a influência da menopausa nesses parâmetros. Quer saber mais? Acesse e confira na íntegra.
É comum que a menopausa seja associada a variações de gasto energético e de composição corporal em mulheres, com redução de massa muscular e aumento do percentual de gordura. No entanto, as variações desses parâmetros ao longo da vida feminina ainda não são totalmente compreendidas.
O trabalho apresentado pela Dra. Hannah avaliou 2.326 participantes (1.560 mulheres e 766 homens), que foram divididos em três grupos etários equivalentes: 30-39 anos; 40-54 anos e 55-70 anos. A análise demonstrou que, apesar de não haver aumento no peso corporal em nenhum subgrupo feminino, foi observado um aumento do percentual de gordura e uma diminuição da massa magra em todos os grupos etários, quando comparados aos homens. Apesar de o gasto energético diário total absoluto ter sido significativamente menor nas mulheres, foram observadas reduções em todos os grupos etários em ambos os sexos.
Os dados apresentados sugerem que as variações de gasto energético e composição corporal não ocorrem somente após a menopausa, e sim de acordo com variações na idade de maneira geral tanto em mulheres quanto em homens, o que destaca a importância da individualização do cuidado com o paciente, independentemente da faixa etária.