No SBC 2024, o Dr. Pedro Barros, médico cardiologista, Senior Trialist do BCRI, Coordenador da Pós-graduação em Pesquisa Clínica da Med.IQ Academy e o Dr. Remo Furtado, Diretor de Pesquisa do BCRI e Coordenador da Pós-graduação em Pesquisa Clínica da Med.IQ Academy, discutiram sobre a importância da imunização em pacientes com doenças cardiovasculares. Para mais detalhes, acesse o link e confira o conteúdo completo!
No SBC 2024, o Dr. Remo Furtado destacou a relevância da imunização em pacientes com doenças cardiovasculares, especialmente no contexto da vacinação contra doenças respiratórias. Metanálises de ensaios clínicos randomizados mostram que a vacina contra influenza tem um impacto direto na redução de complicações cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC), além de seu papel na prevenção de infecções respiratórias.
O Dr. Remo também enfatizou que a vacinação contra a influenza é uma recomendação de classe 1 nas diretrizes cardiológicas para prevenção de eventos cardiovasculares. Destacando a importância de maior conscientização entre cardiologistas, para que a imunização seja integrada ao cuidado abrangente dos pacientes cardiopatas.
Durante o evento, também foi discutido o papel das vacinas contra a COVID-19 no contexto cardiovascular. Embora a vacinação em massa tenha sido crucial para controlar a pandemia, Dr. Remo mencionou que, assim como em outras intervenções médicas, há efeitos adversos raros, como o risco de eventos trombóticos e o risco de miocardite. No entanto, destacou que o benefício da vacinação supera amplamente os riscos, uma vez que as complicações graves da COVID-19, como trombose e miocardite, são muito mais frequentes em pacientes infectados do que em vacinados.