Home Notícias e Tendências Neurologia Diretrizes para o diagnóstico e tratamento de crianças com ataxias

Diretrizes para o diagnóstico e tratamento de crianças com ataxias

- Publicidade -

Estudo apresentado durante o WCN 2021 trata sobre diretrizes para o diagnóstico e tratamento das crianças com ataxias

Os autores objetivaram neste projeto avaliar estudos epidemiológicos e banco de dados de ataxias em crianças, caracterizados por determinação genética e implantação de protocolos para diagnóstico, gerenciamento e reabilitação, utilizando inovações de baixo custo, e tecnologias amplamente acessíveis, custeados pelo ministério da saúde italiano, incluindo a produção de um “guideline”. O material foi produzido utilizando a abordagem GRADE de qualidade de evidências e recomendação cientifica.

Após uma revisão sistemática (RS) da literatura as diretrizes incluíram 28 tópicos clínicos (2 sobre ataxias agudas, 10 sobre ataxias crônicas, 12 sobre reabilitação medicamentosa das ataxias e 2 modelos de formas de cuidado). O estudo gerou 39 recomendações clínicas e 7 recomendações de pesquisa.

As recomendações podem ser acessadas em PDF da “European Pathway association (EPA)”. Segundo os autores este é o primeiro “guideline” produzido com metodologia reconhecida com recomendações baseadas em evidências cientificas para estas doenças raras. 

Referência: 

Eleonora Lacorte, et al,  A guideline on the diagnosis and treatment of children with ataxias. Poster Session EP0010 / #3134, WCN 2021 

 

- Publicidade -
Isadora Wasserstein Anghinah
Acadêmico de Medicina da UniNove. Iniciação científica – com supervisão de Dr. Renato Anghinah (CRM 67144)
- Publicidade -

Mais Lidas

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.