Neste vídeo, Dr. Pedro Barros, Médico Cardiologista, Senior Trialist do BCRI, Diretor de Ensino e Coordenador da Pós-graduação em Pesquisa Clínica da Med.IQ Academy, apresenta os principais resultados do estudo FINEARTS-HF, apresentado no ESC 2024. Quer saber mais? Acesse e confira na íntegra!
Pacientes com insuficiência cardíaca (IC) e fração de ejeção levemente reduzida ou preservada (ICFEmF/ICFEP) possuem uma carência de opções terapêuticas, estando atualmente restritos a uma classe de medicamentos que reduz comprovadamente eventos cardiovasculares, com recomendação classe 1 nas diretrizes: os inibidores de SGLT-2.
O estudo FINEARTS-HF avaliou a finerenona (um medicamento antagonista não esteroidal seletivo do receptor mineralocorticoide) nesse perfil de pacientes, sendo o desfecho primário uma combinação de eventos de agravamento total da IC e morte cardiovascular.
Dr. Pedro comenta sobre os benefícios observados nos resultados do estudo e reforça que, nas diretrizes que já recomendam o uso dessa classe terapêutica em pacientes com ICFEmF/ICFEP, possivelmente haverá atualização do grau de recomendação, visto que existem fortes evidências para que a finerenona entre para o seleto grupo de opções terapêuticas comprovadamente benéficas para esses perfis de pacientes.
Quer saber mais sobre os resultados do FINEARTS-HF? Acesse e confira na íntegra!