Entrevista com o Dr Silvio Póvoa sobre novos dados em relação aos análogos GLP-1: os benefícios vão além da perda de peso? - MDHealth - Educação Médica Independente
terça-feira dez 3, 2024

Entrevista com o Dr Silvio Póvoa sobre novos dados em relação aos análogos GLP-1: os benefícios vão além da perda de peso?

Escrito por: Pedro G. M. de Barros e Silva, MD, MHS, PhD, FACP, FESC em 31 de agosto de 2024

2 min de leitura

Neste vídeo, Dr. Pedro Barros, Médico Cardiologista, Senior Trialist do BCRI, Diretor de Ensino e Coordenador da Pós-graduação em Pesquisa Clínica da Med.IQ Academy, conversa com o Dr. Silvio Póvoa, Médico Cardiologista do Instituto Dante Pazzanese e do Hospital Israelita Albert Einstein, sobre as análises mais recentes de análogos de GLP-1, apresentadas no ESC 2024. Quer saber mais? Acesse e confira na íntegra!  

Diretamente de Londres, Dr. Pedro Barros e Dr. Silvio Póvoa comentam sobre pontos relevantes apresentados no segundo dia do congresso europeu, sobre o efeito da semaglutida. Dr. Pedro comenta que, apesar de o medicamento ter sido desenvolvido para o tratamento de obesidade, atualmente se observam benefícios adicionais, principalmente em relação à saúde cardiovascular.  

Dr. Silvio traz seu ponto de vista sobre os benefícios comentados nas análises exploratórias apresentadas no congresso, como redução da circunferência abdominal e dos níveis de PCR ultrassensível. O especialista também discute outros estudos envolvendo semaglutida apresentados no congresso, que indicaram que, durante a pandemia de COVID-19, pacientes infectados pelo vírus e que estavam em tratamento com semaglutida para o tratamento de obesidade apresentaram menor mortalidade por causas infecciosas. Esses achados sugerem que a semaglutida pode ter contribuído para a redução dos níveis inflamatórios, geralmente elevados em pacientes obesos. 

Dr. Pedro ainda ressalta a importância da mudança do estilo de vida associada ao tratamento farmacológico, enfatizando que a combinação de hábitos saudáveis com a terapia medicamentosa é fundamental para a melhora do quadro clínico e a redução dos riscos em pacientes com obesidade e outras comorbidades. 

Sobre o autor

Pedro G. M. de Barros e Silva, MD, MHS, PhD, FACP, FESC

Senior Trialist do BCRI, Diretor de Ensino e coordenador da Pós-graduação em Pesquisa Clínica da Galen Academy