Novo consenso europeu sobre obesidade e doença cardiovascular - MDHealth - Educação Médica Independente
terça-feira nov 19, 2024

Novo consenso europeu sobre obesidade e doença cardiovascular

Escrito por: Pedro G. M. de Barros e Silva, MD, MHS, PhD, FACP, FESC em 31 de agosto de 2024

1 min de leitura

Diretamente de Londres, no ESC 2024, o Dr. Pedro Barros, cardiologista, Senior Trialist do BCRI, Diretor de Ensino e Coordenador da Pós-graduação em Pesquisa Clínica da Med.IQ Academy, e Dra. Flávia Bittar, Médica Cardiologista, Professora Adjunta da Faculdade de Medicina da UFU e Coordenadora Médica do Centro de Pesquisa Eurolatino em Uberlândia, comentam sobre o Novo Consenso sobre Obesidade e Doença Cardiovascular lançado no ESC 2024. Para mais detalhes, acesse o link e confira o conteúdo completo! 

As principais mensagens do novo consenso relacionado a obesidade e doença cardiovascular tratam do impacto da obesidade em pacientes com insuficiência cardíaca.  Além disso, este novo consenso inclui pontos importantes sobre o tipo de anticoagulantes recomendados para a prevenção de eventos tromboembólicos em pacientes obesos.  

A Dra. Flávia destacou a importância da constante atualização dos médicos cardiologistas. Dr. Pedro comentou que a obesidade é um fator de risco modificável e que medicamentos podem impactar não apenas na redução de peso, mas também na diminuição do risco cardiovascular. Dr. Pedro relembrou que, nas sessões de diretrizes que ocorreram ontem, a mudança no estilo de vida foi amplamente enfatizada, tanto como uma estratégia de prevenção quanto de tratamento.  

Referência

    1. Koskinas, K. C., Craenenbroeck E. M. V., Antoniades, C., et al. Obesity and cardiovascular disease: an ESC clinical consensus statement. European Heart Journal. This article was published on Aug 30 2024. European Heart Journal doi.org/10.1093/eurheartj/ehae508 
    1. ESC consensus statement highlights obesity’s impact on cardiovascular disease. This article was published on Aug 30 2024. https://www.news-medical.net/news/20240830/ESC-consensus-statement-highlights-obesitys-impact-on-cardiov ascular-disease.aspx 
Sobre o autor

Pedro G. M. de Barros e Silva, MD, MHS, PhD, FACP, FESC

Senior Trialist do BCRI, Diretor de Ensino e coordenador da Pós-graduação em Pesquisa Clínica da Galen Academy