Diretamente de Londres, no ESC 2024, o Dr. Pedro Barros, cardiologista, Senior Trialist do BCRI, Diretor de Ensino e Coordenador da Pós-graduação em Pesquisa Clínica da Med.IQ Academy, e Dra. Flávia Bittar, Médica Cardiologista, Professora Adjunta da Faculdade de Medicina da UFU e Coordenadora Médica do Centro de Pesquisa Eurolatino em Uberlândia, comentam sobre o Novo Consenso sobre Obesidade e Doença Cardiovascular lançado no ESC 2024. Para mais detalhes, acesse o link e confira o conteúdo completo!
As principais mensagens do novo consenso relacionado a obesidade e doença cardiovascular tratam do impacto da obesidade em pacientes com insuficiência cardíaca. Além disso, este novo consenso inclui pontos importantes sobre o tipo de anticoagulantes recomendados para a prevenção de eventos tromboembólicos em pacientes obesos.
A Dra. Flávia destacou a importância da constante atualização dos médicos cardiologistas. Dr. Pedro comentou que a obesidade é um fator de risco modificável e que medicamentos podem impactar não apenas na redução de peso, mas também na diminuição do risco cardiovascular. Dr. Pedro relembrou que, nas sessões de diretrizes que ocorreram ontem, a mudança no estilo de vida foi amplamente enfatizada, tanto como uma estratégia de prevenção quanto de tratamento.